12/05/2016 - A volta dos pesadelos da longa ‘noite neoliberal’

O Programa Trópico em Movimento (UFPA) criou um novo espaço em seu site para tratar sobre o tema “América Latina diante da volta dos pesadelos da longa ‘noite neoliberal’ (Rafael Correa)”

Em janeiro de 2009, durante o Fórum Social Mundial, realizado na cidade de Belém do Pará, o economista Rafael Correa, atual presidente da República do Equador, anunciou o fim da longa noite neoliberal na América Latina. Entretanto, nos dias de hoje, a drástica queda nos preços das commodities mostrou a insustentabilidade social e ambiental de um modelo neodesenvolvimentista meramente mimético que, alimentado pelo pré-conceito de que “as sociedades ocidentais constituem o fim da história humana” (Edgar Morin), continua oprimindo os cérebros dos protagonistas políticos de centro esquerda em todo o continente latino americano. Partindo deste quadro, o Programa Trópico em Movimento disponibiliza artigos e entrevistas que dizem respeito à dinâmica da crise na América Latina e opções alternativas para o seu futuro.

No nosso site você já encontra entrevista com Lincoln Secco, professor da USP, autor de "A história do PT"; artigo de Aldo Fornazieri sobre “O fracasso da conciliação e o progressismo radical”; e o artigo “Concepciones Social-desarrollistas”, de Claudio Katz.

Ainda esta semana publicaremos “O que a América Latina precisa, é uma esquerda ecossocialista que identifica o futuro do subcontinente com a valorização de sua (ainda) extraordinária sócio-biodiversidade”, artigo de Thomas A. Mitschein, pesquisador coordenador do Programa Trópico em Movimento.

O espaço contará com contribuições críticas do deputado federal Edmilson Rodrigues e de  Tadeu Breda, jornalista e tradutor do livro “O Bem Viver – Uma oportunidade para imaginar outros mundos”, escrito pelo político e economista equatoriano Alberto Acosta.

Ficou curioso? Acesse os textos aqui: http://www.tropicomovimento.net/#!blank-12/byep1

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page