Projeto de Incubação de Catadores articula ações com o CIISC Pará

Aconteceu hoje, às 9h30, na Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), reunião do Comitê Interinstitucional para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC) que teve como pauta a apresentação do projeto Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis em municípios do Pará, desenvolvido pelo Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento (UFPA).

O professor Thomas Mitschein, coordenador do Programa Trópico em Movimento e do Projeto de Incubação falou sobre a importância da articulação entre diferentes atores sociais para a construção de um contexto sinérgico em que os catadores consigam trabalhar de maneira digna, “precisamos criar caminhos em que o diálogo entre os catadores e a sociedade possibilite a organização da categoria”, explicou.

“O Projeto tem sido bem recebido pelo poder público local. Sabemos que cada município tem a sua realidade, mas nosso objetivo é contribuir da maneira mais efetiva possível”, pontuou Claudionor Dias, pesquisador colaborador do  Trópico em Movimento.

Participaram da reunião representantes da Universidade do Estado do Pará (UEPA); Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS/PA); Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); Secretaria de Estado da Educação do Pará (SEDUC/PA); e dos catadores de resíduos sólidos.

 

 

A próxima reunião do CIISC acontecerá na última terça-feira de agosto, dia 30, e terá como tema a educação ambiental realizada pelos catadores.

CIISC – O Comitê Interinstitucional para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), foi criado em setembro de 2013 com o objetivo de acompanhar, monitorar e fiscalizar a execução do Projeto Pró-Catador Ativação Pará.

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page