Artigo sobre “A interdisciplinaridade extensiva e a extensividade interdisciplinar”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Instado pelo Pró-reitor de Extensão Prof. Fernando Neves, a discorrer sobre essa temática a partir do Pensamento Complexo e da Sistêmica, pretendemos, não apenas a partir de uma base teórica fundamentar nosso argumento, mas também, efetivá-lo a partir de uma prática extensionista interessante, que realizamos em Cametá, tendo como eixo o Projeto Quintal Ecológico do Grupo de Filosofia Temática (GFT), parte do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento.

Pretendemos demonstrar a necessidade acadêmica da interdisciplinaridade e a superação do paradigma cartesiano dos saberes compartimentados e realçar o quanto a Universidade Federal do Pará (UFPA) está ainda imersa nessa letargia cartesianista. Para isso faremos um percurso teórico com base na concepção de Morin e alguns notórios pensadores do Brasil como Eunice Gonzalez e Ettore Bresciani entre outros.

Continue lendo o artigo do professor doutor Sérgio Nunes, coordenador do Grupo de Filosofia Temática (GFT) e pesquisador do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento aqui.

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page