Artigo “Governos Municipais na Amazônia” analisa o cenário de desenvolvimento local e propõe estratégias.

 

 

Em outubro de 2016, os eleitores brasileiros, elegeram em mais de cinco mil municípios seus governos municipais. No caso do Estado do Pará, este processo envolveu 144 municípios. O Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, analisou as possíveis ações dos gestores desses “estados locais” que tomam conta do destino dos seus habitantes por, pelo menos, quatro anos.

O artigo “OS GOVERNOS MUNICIPAIS NA AMAZÔNIA – Gestores de Estados locais de Mal Estar ou possíveis indutores de políticas públicas que apostam no aproveitamento múltiplo da biomassa das ecorregiões tropicais?” é de autoria do sociólogo Dr. Thomas A. Mitschein, do estatístico Dr. Jadson F. Chaves, do engenheiro Pedro Saviniano Miranda e da socióloga Erika Estumano.

O trabalho analisa as desigualdades de desenvolvimento econômico entre as regiões do Estado do Pará, e os potenciais da biomassa aquática e terrestre locais como forma de garantir uma autonomia sustentável. A partir da percepção destes descompassos e suas causas, o artigo debate a necessidade de uma gestão municipal que elabore estratégias voltadas para o desenvolvimento da cadeia produtiva local.

Assim, nos capítulos são analisados casos como o do arquipélago do Marajó, que apresenta os municípios com os piores índices de desenvolvimento, e também de municípios da região sudeste paraense, como Canaã do Carajás, Parauapebas, Água Azul do Norte, entre outros, numa região que concentra os grandes e bilionários projetos minerais, e que, no entanto, não garantem a sustentabilidade e qualidade de vida social para a população.

O Trópico em Movimento convidou diversos representantes da sociedade acadêmica, política e civil para darem contribuições futuras para essa discussão. Leia o artigo clicando aqui!

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page