Artigo sobre Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Belém está disponível no site do MNCR

Publicado na última segunda-feira, dia 28, o artigo “Catadora(e)s de Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Belém: (Neo)extrativistas dos Ecossistemas Urbanos na Floresta Amazônica” é de autoria de Thomas Mitschein e Lucila Vilar e aborda aspectos como, população, déficit educacional e pobreza na Região Metropolitana de Belém (RMB) além de contextualizar os desafios da integração proativa dos catadore(a)s nas cadeias produtivas de reciclagem de resíduos sólidos, tendo como referencial teórico o conceito do ecodesenvolvimento.

“A ideia foi dar contribuições quantitativas de aspectos da estrutura socioeconômica da RMB e problematizar as adversidades e desafios da organização própria dos catadores em associações e cooperativas. Ter o artigo publicado no site do Movimento Nacional dos Catadores é importante, pois dá visibilidade para a reflexão além de somar nas discussões nacionais sobre o tema”, explicou Lucila.  

Muitas informações utilizadas foram subsidiadas pelo Projeto “Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis em municípios do Pará” coordenado pelo Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Sobre os autores

Thomas Mitschein é sociólogo, Dr. Phil pela Universidade de Muenster - Alemanha, coordena a implementação do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento e é professor do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA).

Lucila Jenille Moraes Vilar é jornalista e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável no Tropico Húmido (PPGDSTU) do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (UFPA).

Para ler o artigo acesse: https://goo.gl/Aynsqx

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page