Avaliação do Curso de extensão “Meio Ambiente e Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Belém”

 

O Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizou o curso de extensão “Meio Ambiente e Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Belém – Uma abordagem Interdisciplinar”, de 88 horas, 60 vagas, sete módulos e com a participação de mais de dez professores.

 

O curso teve mais de 300 inscritos e foi ministrado por professores de diversas áreas, como da engenharia sanitária, sociologia, direito, filosofia, e foi uma oportunidade de “sensibilizar os cidadãos sobre os desafios que a Lei 12.305/2010 oferece para a região metropolitana de Belém nos próximos anos, além de debater sobre a questão dos resíduos sólidos de maneira interdisciplinar”, afirmou Thomas Mitschein, coordenador do Trópico em Movimento.

 

Os módulos abordaram a Política Nacional de Resíduos Sólidos; o estado atual do saneamento básico na Região Metropolitana de Belém (RMB); as consequências ecologicamente danosas da emissão de gases do efeito estufa e a contaminação dos lençóis freáticos na RMB; os catadores de resíduos sólidos e o processo de organização social e político; a coleta seletiva, suas opções e desafios; a ética amazônica, agroecologia urbana e educação ambiental na RMB; e os resíduos do ecossistema urbano como insumos fundamentais no processo da criação de uma moderna civilização da biomassa.

 

Avaliação do curso – Para analisar a recepção do curso os organizadores passaram um questionário aos alunos matriculados, 19 responderam as perguntas. Sobre o desempenho docente, dos 19 entrevistados, 13 consideraram o rendimento dos professores ‘excelente’ e para 6  alunos  foi ‘bom’. 

 

Todos os entrevistados consideraram que o curso se enquadrou na prática de ensino acadêmico que estão habituados na Universidade e que o Curso inovou porque o seu enfoque sistêmico e interdisciplinar, facilitou o entendimento do desenvolvimento político-social, econômico e ambiental da Amazônia. Além disso, todos os entrevistados consideraram que o Curso estimulou o debate sobre a formulação de alternativas para o vigente cenário da destruição socioambiental na Amazônia.

 

Dos 60 inscritos, 36 foram aprovados.

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page