11/05/2016 - Bragança recebe Seminário sobre resíduos sólidos

 

 

A ação integra projeto realizado pela UFPA que pretende incubar associações de cooperativas de catadores nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Abaetetuba, Santarém e Paragominas

 

 

No dia 13 de maio acontece o Seminário Incubação de Empreendimentos de Catadores de Resíduos em Bragança. A recepção e credenciamento dos participantes começa ás 8 horas, em seguida será realizada a mesa de abertura do seminário que contará com a presença de Luis Eustorgio, secretário de meio ambiente de Bragança; Miguel Ramos, coordenador do projeto de incubação e pesquisador do programa Trópico em Movimento (UFPA); Dom Luis Ferrando, bispo de Bragança; Irene Farias, presidente da câmara municipal; Daniel Menezes Barros, promotor do Ministério Público; Danilo Cunha, diretor do Instituto Federal do Pará (IFPA/Bragança); e Sebastião Rodrigues da Silva Junior, coordenador do campus da UFPA na cidade.

 

Para o professor Dr. Miguel Ramos, coordenador do projeto, a importância do seminário de empreendimentos de catadores de resíduos sólidos está em “conhecer o estado da arte relativo aos catadores e catadoras do município, a organização e possíveis demandas que serão tratadas na incubação”.

Às 9h30, Luis Eustorgio, secretário de meio ambiente de Bragança, abordará o tema “A política de resíduos sólidos em Bragança” e contextualizará o cenário bragantino. Miguel Ramos apresentará o projeto de incubação que “pretende promover e melhorar as condições de vida e trabalho dos trabalhadores da coleta de materiais recicláveis”, explica.

No período da tarde, às 14 horas, a professora Marileide Alves, do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS/UFPA) apresentará o projeto de reciclagem de Bragança. Marileide desenvolve pesquisas com resíduos sólidos oriundos da cadeia produtiva do pescado, bem como elaboração e otimização de produtos à base de pescado.

 

Em seguida, Ailton Pires, técnico responsável pelas ações do Seminário e pesquisador do Programa Trópico em Movimento, explicará o processo de incubação e o termo de adesão, “é necessário apresentar o projeto, os objetivos e fazer um planejamento das ações que vão ser desenvolvidas nas diversas etapas. Além disso, mobilizar a sociedade, instituições que atuam nessa área”. Às 16 horas a Prefeitura Municipal de Bragança lançará o projeto de coleta seletiva da cidade. Participarão do encerramento do seminário Nelson Magalhães, prefeito de Bragança; Luis Eustorgio, secretário de meio ambiente; e Miguel Ramos, coordenador do projeto.

 

Bragança – A região, inicialmente habitada pelos índios apotiangas da nação dos tupinambás, recebeu seu primeiro visitante em 1613, com a entrada dos franceses da expedição de Lavardiere no Amazonas. Em seguida veio Pedro Teixeira, que por ali passara levando a Jerônimo de Albuquerque, no Maranhão, a notícia da fundação de Belém. Com uma população de mais de cem mil habitantes o município de Bragança é constituído de seis distritos: Bragança, Almoço, Caratateua, Nova Mocajuba, Tijoca e Vila do Treme.

 

Texto: Lucila Vilar.

 

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page