Catadores participam de capacitação sobre lixo eletrônico

 

De 14 a 18 de março, ocorre, na Universidade Federal do Pará (UFPA), o curso de Capacitação de Resíduos Eletrônicos para Catadores e Catadoras de Resíduos Sólidos da cidade de Belém. O evento visa capacitar os catadores do Estado tornando-os aptos a implementar a Coleta Seletiva de Resíduos Eletrônicos no Pará, buscando inverter a lógica atual de como eles manejam e destinam esses produtos. A intenção também é contribuir para a geração de renda dos envolvidos, na medida em que se qualificam para o conhecimento adequado das seleções e destinações finais dos componentes dos produtos.

O curso é desenvolvido por professores de São Paulo, que ministram aulas teóricas e práticas sobre a reciclagem dos equipamentos eletroeletrônicos (TV’s, Computadores, Celulares etc.). O evento é uma realização do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento e do Instituto GEA – SP.

Sustentabilidade - O Trópico em Movimento é um programa da UFPA vinculado ao Gabinete da Reitoria, que visa contribuir para o desenvolvimento de sociedades sustentáveis no Trópico Úmido - no meio rural e no urbano – , por meio da educação, com base em uma nova iniciativa interdisciplinar e interinstitucional, objetivando o incentivo e a viabilização das ações no campo do ensino - aberto à integração entre as instâncias públicas nos níveis municipal, estadual, federal e internacional.

Sobre o GEA - O Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente vem trabalhando, desde 1999, com questões relacionadas à gestão adequada de resíduos sólidos. Tem experiência na sensibilização/mobilização da sociedade (população, escolas, empresas) para questões de descarte correto, coleta seletiva e reciclagem de resíduos comuns. Nos últimos cinco anos, vem trabalhando com a conscientização sobre o problema dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEEs), propondo e implantando soluções que integram as cooperativas de catadores de diversas regiões do Brasil à logística reversa de REEEs.

Uma das características essenciais do Instituto GEA é a inovação em projetos de cunho socioambiental, tornando-o pioneiro em assuntos relacionados à coleta seletiva, à reciclagem, aos catadores e aos REEEs.

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page