Reunião com representantes da OCB/SESCOOP para formação do Grupo de Trabalho

Aconteceu, dia 18 de outubro, nas dependências do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, reunião entre a equipe do Projeto de Incubação, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) para criação de um Grupo de Trabalho que coordene a gestão dos empreendimentos de catadores atendidos pelo Projeto.

 

Júnior Serra, superintendente da Federação dos Sindicatos e Organizações das Cooperativas dos Estados da Região Norte (FECOOP/NORTE) e Vanderlande Rodrigues, analista de monitoramento do SESCOOP, ambos da OCB, demonstraram interesse em contribuir para o Projeto de Incubação.

 

“A OCB faz o acompanhamento de alguns empreendimentos e percebemos muitas dificuldades. Nosso objetivo é prestar assessoramento às cooperativas para capacitar, qualificar, gerar desenvolvimento e renda para as pessoas que acreditam nesta proposta”, afirmou Júnior Serra.

 

Durante a reunião, Pandora D’Áquila, da Associação dos Catadores do Aurá (ASCA), pediu que o Projeto de Incubação e a OCB/SESCOOP apresentem o tema “Cooperativismo” aos catadores do Aurá, “como forma de conscientização, já que existe uma cobrança por parte da categoria por falta de conhecimento sobre do tema”, explicou.

 

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) - É o órgão máximo de representação das cooperativas no país. Foi criada em 1969, durante o IV Congresso Brasileiro de Cooperativismo. A entidade veio substituir a Associação Brasileira de Cooperativas (ABCOOP) e a União Nacional de Cooperativas (UNASCO). A unificação foi uma decisão das próprias cooperativas.

Entre suas atribuições, a OCB é responsável pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista, em todas as instâncias políticas e institucionais. É de sua responsabilidade também a preservação e o aprimoramento desse sistema, o incentivo e a orientação das sociedades cooperativas.

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) é integrante do Sistema Cooperativista Nacional. Foi criado pela Medida Provisória nº 1.715, de 3 de setembro de 1998, e suas reedições, regulamentado pelo Decreto nº 3.017, de 6 de abril de 1999.

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page