Programa Trópico em Movimento articula parceria com a empresa Enerville

Na última terça-feira, dia 6 de setembro, o Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, da Universidade Federal do Pará (UFPA), reuniu com a Enerville, empresa localizada no município de Primavera (PA), para articular possibilidades de cooperação na construção de políticas locais, que visam o respeito e a visibilidade de modelos mais sustentáveis no nordeste paraense.

Participaram da reunião Thomas Mitschein, coordenador do Programa Trópico em Movimento; Pedro Saviniano Miranda, pesquisador do Programa; Javier Villegas, fundador e presidente da Enerville; Philippe Villegas, sócio-administrador e Carlos Bastos, geólogo e consultor técnico da empresa.

Ao usar o capim-elefante como biomassa o projeto “Energia de Biomassa com Capim-elefante”, desenvolvido pela Enerville, pretende reduzir a emissão de CO2, aumentando a eficiência energética e a redução de custos. Além disto, os produtos de briquetes/pellets também podem ser produzidos para atendimento às indústrias locais e exportação.

Capim-elefante - Chega a atingir quatro metros de altura apenas seis meses após o plantio e pode ser usado  para queima direta nos fornos da indústria de cimento no nordeste do Pará. O capim-elefante também pode virar lenha ecológica, por meio de um processo de compactação que o transforma em briquetes ou péletes.

A cultura do capim-elefante é altamente eficiente na fixação de CO2 atmosférico durante o processo de fotossíntese para a produção da biomassa vegetal, contribuindo para a redução do efeito estufa.

Biomassa - É a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno e pode ser uma boa opção energética, pois é renovável e gera baixas quantidades de poluentes.  A energia de biomassa é renovável, garante o fornecimento de energia e também auxilia na diminuição do CO2 na atmosfera.

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page