UFPA realiza curso de extensão sobre Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Belém

 

 

 

 

 

 

O Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, da Universidade Federal do Pará (UFPA), realiza o curso de extensão “Meio Ambiente e Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Belém – Uma abordagem Interdisciplinar”, de 88 horas e com 50 vagas.

 

O curso será ministrado por professores de diversas áreas, como da engenharia sanitária, sociologia, direito, filosofia, e é uma oportunidade de “sensibilizar os cidadãos sobre os desafios que a Lei 12.305/2010 oferece para a região metropolitana de Belém nos próximos anos, além de debater sobre a questão dos resíduos sólidos de maneira interdisciplinar”, afirmou Thomas Mitschein, coordenador do Trópico em Movimento.

Eixos de debates – O curso abordará a Política Nacional de Resíduos Sólidos; o estado atual do saneamento básico na Região Metropolitana de Belém (RMB); as consequências ecologicamente danosas da emissão de gases do efeito estufa e a contaminação dos lençóis freáticos na RMB; os catadores de resíduos sólidos e o processo de organização social e político; a coleta seletiva, suas opções e desafios; a ética amazônica, agroecologia urbana e educação ambiental na RMB; e os resíduos do ecossistema urbano como insumos fundamentais no processo da criação de uma moderna civilização da biomassa.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos - Instituída pela Lei Federal 12.305 e regulamentada pelo Decreto 7.404, ambos de dezembro de 2010, reúne o conjunto de objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações adotadas pelo Governo Federal, isoladamente ou em regime de cooperação com Estados, Municípios ou particulares, visando a gestão integrada e o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.

Trópico em Movimento - É um Programa interdisciplinar da Universidade Federal do Pará (UFPA), que visa contribuir para o desenvolvimento de sociedades sustentáveis no Trópico Úmido - no meio rural e no urbano - através da educação. Objetiva o incentivo e viabilização das ações no campo do ensino - aberto à integração entre as instâncias públicas nos níveis municipal, estadual, federal e internacional.

Atualmente desenvolve o Projeto “Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis – em municípios do Pará” no âmbito dos debates sobre resíduos no Estado.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 2 e 5 de maio, pelo link: https://goo.gl/2jt5Vr . Mais informações: https://www.tropicomovimento.net/, tropicomovimento@gmail.com ou ligue para 3201-7700. Leia o Regulamento do Curso de Extensão. 

Serviço

Curso de extensão “Meio Ambiente e Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Belém – Uma abordagem Interdisciplinar”

Carga horária: 88 horas.

Vagas: 50.

Inscrições: Gratuitas, de 2 a 5 de maio, pelo link https://goo.gl/2jt5Vr

Período previsto para início e término do curso: 15 de maio a 20 de junho.

 

Texto: Lucila Vilar

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page