Curso Mundos Amazônicos tem início na próxima terça-feira

A Universidade Federal do Pará realiza no dia 17 de outubro, às 9 horas, no auditório Hamilton Correa Nascimento, no Centro de Ciências Jurídicas (ICJ), o I Curso Internacional, Interdisciplinar e Interinstitucional MUNDOS AMAZÔNICOS: Biodiversidade, Desenvolvimento e Direitos Humanos.

A novidade da iniciativa se dá por várias razões. Trata-se de um Programa de Formação que amplia o conhecimento sobre a Amazônia, na medida em que o Curso pretende transmitir e discutir dados socioeconômicos, políticos, ambientais e culturais sobre as áreas amazônicas de Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Guiana e Suriname, além do Brasil. O objetivo é fomentar o interesse pela Pan-Amazônia, essa enorme região de mais de 7 milhões de quilômetros quadrados e impulsionar novos processos de cooperação regional.

Por outro lado, o curso dá seguimento a um modelo de cooperação interuniversitária, na medida em que dele poderão participar instituições da UFPA e de fora dela. Estudantes de pós-graduação terão direito aos créditos relativos à carga horária do evento, mesmo aqueles vinculados a Programas de outras Universidades.

Em terceiro lugar representa, de forma concreta, a cooperação horizontal que dentro da própria UFPA vem ocorrendo, na medida em que os promotores são de distintas Unidades da UFPA: Instituto de Ciências Jurídicas, Instituto de Educação Matemática e Científica e o Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento.

Finalmente, o caráter interdisciplinar estará assegurado pela participação de estudantes das mais distintas áreas de conhecimento, escolhidos em processo seletivo realizado mês passado: Engenharia, História, Direito, Arquitetura, Economia, Letras, Sociologia, Antropologia, Política, Serviço Social, Ecologia, Administração, Geografia, Pedagogia, Biologia e Física.

O Curso é coordenado pela professora doutora Nazaré Imbiriba, com larga experiência em cooperação regional e amazônica, além de responsável por Programas Internacionais  realizados nos mais distintos países amazônicos.

Dinâmica das atividades- Dividido em cinco módulos o curso tem 60 horas, 30 vagas e abordará: Realidades Amazônicas - Modelos Imitativos de Ocupação e Modernização; Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, Mercado e Superação da Pobreza; Cooperação Internacional, Cooperação para o Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul; Uso Sustentável dos Recursos Naturais e Experiências Nacionais de Desenvolvimento Amazônico; e O Século XXI e as perspectivas amazônicas no contexto global e latinoamericano.

​Terá início no dia 17 de outubro e acontecerá até 07 de dezembro, nas terças e sextas-feiras, das 8h30 às 12h30, e será realizado por meio de aulas expositivas, conferências de professores convidados, workshops, pesquisa de dados secundários e audição, com debates, de filmes e documentários.

Os trabalhos finais dos alunos serão objeto de publicação digital.

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page