Debate sobre cooperação Sul-Sul

No dia 3 de julho, às 14 horas, na sala Paquetá do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), acontece o encerramento da disciplina “Mercado Mundial, Estado Nacional e o Futuro Incerto da Amazônia no século XXI”, ministrada pelo professor Thomas Mitschein. O encerramento contará com a presença da pesquisadora Nazaré Imbiriba que debaterá o texto “Demandas e Desafios da Cooperação Sul-sul Para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”.

Já no dia 4 de junho, às 14 horas, no mesmo local, Péricles Augusto Nunes Cardoso, oriundo da Guiné Bissau, estudante de Relações Internacionais e Desenvolvimento Global na Universidade de Leeds, na Inglaterra, apresentará sua visão sobre os conflitos sociais e políticos em seu país entre o período pós-colonial até os anos de 1990 do século XX.

Péricles Augusto é orientado pelo professor Francisco Carlos Silva, do Instituto de Tecnologia (ITEC) e está na UFPA como estudante do Programa de Mobilidade Erasmus Mundus (EM), criado e financiado pela União Europeia (UE). As atividades do Programa têm como objetivo promover a excelência da educação superior e pesquisa dos países europeus e ao mesmo tempo reforçar os laços acadêmicos com países de todo o mundo.

Tanto a aula de encerramento da disciplina quanto a palestra do estudante de Relações Internacionais e Desenvolvimento Global serão abertas ao público.

Guiné Bissau - Localizada na costa ocidental da África, a Guiné-Bissau faz fronteiras com o Senegal (ao norte), Guiné (ao sul e leste) e com o oceano Atlântico (a oeste). A economia do país é pouco desenvolvida. A agricultura, responsável por absorver mais de 80% da força de trabalho local, baseia-se no cultivo de castanha de caju (o país é o sexto maior produtor mundial), algodão, arroz, inhame, banana, manga e cana-de-açúcar.

O país apresenta vários problemas socioeconômicos, possui um dos seis piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta. A maioria da população vive a baixo da linha de pobreza, com menos de 1,25 dólar por dia; a expectativa de vida é uma das menores do mundo – 46 anos.

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page