Programa Interdisciplinar - Trópico em Movimento

GRUPO DE PESQUISA E AÇÃO DIREITOS DE GAIA E DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO.

Responsáveis: Prof. Dr. Thomas. A. Mitschein, Fidelis Paixão, Juliano Salgado e Isaac Vinagre de Jesus.

Belém, 2015.

 

 

O Grupo de Pesquisa e Ação “Direitos de Gaia e Desenvolvimento Ambiental na Amazônia” surgiu da demanda de pesquisadores e estudantes de diversas áreas do conhecimento na UFPA, com o objetivo de estimular a interação entre a produção acadêmica, os demais saberes e as dinâmicas sociais, visando consolidar um novo campo ético de conhecimento a partir de um enfoque sistêmico que compreenda o planeta terra como um organismo vivo e complexo, desenvolvendo atividades interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão que se traduzam em políticas públicas.

 

O Grupo está credenciado no CNPq e possui uma estrutura dinâmica, aberta para inclusão de novos membros, com planejamento participativo em formato de rede social, realizando atividades de educação não-formal permanentes.

 

Os objetivos a curto prazo são a estruturação das linhas de pesquisa e ações de extensão em áreas urbanas na região metropolitana de Belém e em comunidades rurais do estado. Entre as atividades também haverá a oferta de cursos de Permacultura - planejamento e execução de ocupações humanas sustentáveis - e Direitos dos Animais.

 

As linhas temáticas do grupo englobam: o Desenvolvimento Ambiental; o Direito dos Animais e Especismo; as Mudanças Climáticas e a Resiliência Cabocla; Permacultura e Sistemas Agrossilviculturais; a Educação Ambiental; Saúde Sustentável; Veganismo e Cultura Alimentar Amazônida; Tecnologias Sociais; e as Redes Sociais.

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page