Eventos realizados pelo Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento - Informações sobre encontros que estão ligados as àreas temáticas prioritárias do Programa Trópico em Movimento

 

 

25/04/2016

Conferência Direitos de Gaia e Libertação Animal

Acontece, nos dias 6 e 7 de maio, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/Campus Profissional da UFPA) a Conferência Direitos de Gaia e Libertação Animal que pretende promover a reflexão sobre os direitos da natureza, sob a perspectiva sistêmica e biocêntrica, numa abordagem complementar aos direitos humanos, no reconhecimento dos direitos animais, visando promover a pactuação de propostas para uma ação cidadã fundamentada nos melhores interesses de todos os seres vivos que compartilham o planeta terra como sua habitação. O evento tem como realizadores o Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento (UFPA), o movimento social Teko Porã Amazônia e Raiz Círculo Cidadanista.

Saiba mais sobre o evento no site

Faça sua inscrição aqui.

27/04/2016

O projeto cultural “Terra à Vista” leva o espetáculo “Lixo à Vista"!

O projeto cultural “Terra à Vista” leva o espetáculo “Lixo à Vista! Uma aventura pirata” a diferentes cidades, de norte a sul, do Brasil. São apresentações itinerantes que ocorrerão em ginásios, auditórios, teatros, praças e escolas cedidos pelas prefeituras. O acesso será gratuito, possibilitando que todos os interessados participem, assim como, diferentes faixas etárias (crianças, jovens e adultos). O principal tema é abordar,  através do teatro, a questão social relacionada à produção e à reciclagem do lixo, isso fará com que os participantes aliem o lúdico à conscientização. O Planejamento é da D. Marin Planejamento Cultural, a produção da Armazém Cultura e Entretenimento, o patrocínio é da Guamá Tratamento de Resíduos / REVITA Engenharia Sustentável e a realização do Ministério da Cultura. 

06/04/2016

SEMINÁRIO: “INCUBAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS DE CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM”

No dia 26 de Abril o Programa Trópico em Movimento realizará o seminário “INCUBAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS DE CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM”

 

06/04/2016

AGROECOLOGIA E ASSOCIATIVISMO EMPREENDEDOR – INSUMOS FUNDAMENTAIS PARA A CRIAÇÃO DE UMA CIVILIZAÇÃO ORIGINAL DOS TRÓPICOS

No dia 6 de Abril o Programa Trópico em Movimento e Casa Brasil África realizarão uma Mesa Redonda sobre o tema “AGROECOLOGIA E ASSOCIATIVISMO EMPREENDEDOR – INSUMOS FUNDAMENTAIS PARA A CRIAÇÃO DE UMA CIVILIZAÇÃO ORIGINAL DOS TRÓPICOS”

 

14/03/2016

Catadores participam de capacitação sobre lixo eletrônico

De 14 a 18 de março, ocorre, na Universidade Federal do Pará (UFPA), o curso de Capacitação de Resíduos Eletrônicos para Catadores e Catadoras de Resíduos Sólidos da cidade de Belém. O evento visa capacitar os catadores do Estado tornando-os aptos a implementar a Coleta Seletiva de Resíduos Eletrônicos no Pará, buscando inverter a lógica atual de como eles manejam e destinam esses produtos. A intenção também é contribuir para a geração de renda dos envolvidos, na medida em que se qualificam para o conhecimento adequado das seleções e destinações finais dos componentes dos produtos.

03/03/2016

UFPA ganha parceria do Espaço Cultural Nossa Biblioteca

O Espaço Cultural Nossa Biblioteca é o mais novo parceiro da Universidade Federal do Pará na promoção e no fomento à educação profissionalizante nos níveis técnico, tecnológico de educação inicial e continuada e de especialização no bairro Guamá. A iniciativa integra um dos objetivos do Programa Trópico em Movimento da UFPA, criado como forma de contribuir para o desenvolvimento de sociedades sustentáveis no Trópico Úmido por meio da educação, nos meios rural e urbano. O Termo de Cooperação Técnica que estabelece a parceria foi assinado nesta quinta-feira, dia 3, pelo reitor da UFPA Carlos Maneschy, pelo coordenador do Programa, professor Thomas Mitschein, e pelo coordenador do ECNB, Raimundo de Oliveira.

20/02/2016

"Identidade(s) Culturais na Amazônia" - O que é (são)? O que deveria(m) ser no séc. XXI?

Com o tema “Identidades culturais na Amazônia”, inicia-se um ciclo de debates sobre a o problema da existência, ou não, de uma identidade cultural do homem que habita o espaço territorial sob a nomenclatura “Amazônia”. Tem o amazônida, esse homem que nasceu, vive e tem suas raízes na Amazônia, uma identidade própria, a ponto de poder ser identificado a partir de notas características muito particulares? Se tem, quais seriam, então, essas notas que o tornam singular? Se não, que tipo de impedimento tem dificultado a construção de um ideal identitário?

20/11/2015

“A dívida pública do Brasil é uma fraude.”

A declaração foi dada pela professora de Economia e auditora aposentada Maria Lucia Fatorelli, durante a palestra “Província mínero-energética para o resto do mundo ou berço de uma civilização da biomassa dos trópicos”, realizada na manhã desta sexta-feira, 20, pela Faculdade de Ciências Econômicas (Facecon) e pelo Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, na UFPA.

1 / 1

Please reload

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page