Expocatadores 2016 pretende mobilizar, articular e  integrar catadores da América Latina

 

Realizado tradicionalmente em São Paulo, pela primeira vez, o evento será  em Belo Horizonte como parte das comemorações dos 15 anos de atuação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)

 

 

 

 

Entre os dias 28, 29 e 30 de novembro acontecerá a sétima edição da Expocatadores, que é um dos principais eventos realizados sobre resíduos sólidos urbanos e educação ambiental do Brasil. A intenção é disseminar experiências positivas, expor projetos sociais, iniciativas empresariais e tecnologias que visam fortalecer a presença qualificada dos catadores de materiais recicláveis na cadeia da reciclagem.

 

A sétima edição do evento será em Belo Horizonte que, em 2001, teve sua primeira célula organizativa no estado de Minas Gerais, principal referência na implantação de programas de coleta seletiva solidária do país. Em seis edições a Expocatadores já contou com a participação de mais de 20 mil pessoas, entre catadores, palestrantes, expositores e visitantes, vindos de todo o território brasileiro, América Latina, Caribe, Índia, Ásia e África.

 

O evento será um espaço que debaterá sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), com especial atenção para a implementação da logística reversa e da coleta seletiva nos municípios brasileiros; e irá divulgar novas tecnologias voltadas ao fortalecimento e qualificação dos catadores de materiais recicláveis na cadeia da reciclagem.

 

Programação

 

O primeiro dia da Expo começa às 8 horas, com a acolhida de boas vindas e o credenciamento. Logo em seguida, às 9 horas, acontece a abertura do evento que tem como tema “Da resistência indígena, negra e popular o povo faz história. Da catação nasce à força da organização e transformação!”. Às 11 horas tem inicio a conferência de abertura que será pautada pelo eixo “O Brasil constrói uma nova história a partir das lutas dos trabalhadores e do MNCR. Da invisibilidade a visibilidade”.

 

A programação da tarde começa às 14h30, com a mesa sobre “O Brasil que transforma: As contribuições do MNCR para construção de uma nova agenda da gestão de resíduos, a reciclagem, inclusão e cidadania”. Entre 14h30 e 16h30 acontecerão quatro painéis temáticos, que abordarão o empoderamento da mulher catadora; as contribuições e desafios das entidades e organizações de apoio para o fortalecimento do trabalho cooperativo e a formação das lideranças do MNCR; as contribuições do poder legislativo e judiciário no reconhecimento da categoria; e as contribuições do MNCR no fortalecimento organizacional dos catadores na América Latina.

 

O segundo dia da Expocatadores debaterá, às 9 horas,a “Gestão de resíduos, reciclagem, protagonismo dos catadores: construindo soluções compartilhadas”. Pela manhã acontecerão, ainda, os painéis temáticos sobre Resultados dos estudos de vinculação dos catadores no acesso às políticas públicas na América Latina; A precificação dos serviços da coleta seletiva e negócios sustentáveis em redes; Gestores públicos, iniciativa privada; e o Fortalecimento do cooperativismo solidário e da reciclagem inclusiva.

 

Às 14 horas, acontece o painel “O reposicionamento dos empreendimentos solidários no contexto de uma economia global em desordem – Caminhos, alternativas, experiências”, com a presença de Jean-Louis Laville, sociólogo, economista e professor do Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM); Paul Singer, economista e uma das maiores referências nacionais sobre Economia Solidária; Carlos Cavalcanti, do MNCR; e Daniel Rech, assessor jurídico da União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (UNICOPAS).

 

Economia Solidária - É uma alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta em favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

 

O ultimo dia da Expocatadores 2016 terá a conferência “Construindo uma nova ordem global a partir das utopias, sustentabilidade e práticas locais”, que será ministrada por Pepe Mujica, ex-presidente uruguaio. Às 15 horas acontece a marcha em prol da reciclagem, direitos e vida, na praça Afonso Arinos.

 

Saiba mais sobre a Expocatadores 2016: http://expocatadores.com.br/

 

Texto: Lucila Vilar

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page