I Festival de Filme etnográfico homenageia Vincent Carelli

O I Festival do Filme Etnográfico do Pará é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual Visagem do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade do Pará e tem por objetivo difundir, fomentar e premiar produções audiovisuais que apresentem qualidade técnica reconhecida na área da sociologia e antropologia, além de promover o diálogo entre produtores e pesquisadores que se interessem pela temática. O festival acontecerá em Belém entre os dias 08 e 11 de novembro de 2017.

O Festival será composto por filmes selecionados por profissionais reconhecidos do meio do audiovisual e das ciências sociais convidados pela Comissão Organizadora. Na Mostra Competitiva serão premiados o Melhor Filme Etnográfico Curta-Metragem, o Melhor Filme Etnográfico Média-Metragem, o Melhor Filme Etnográfico Longa-Metragem e o Melhor Filme do Júri Popular.

O homenageado desta edição é cineasta e indigenista Vincent Carelli que fundou em 1986 o Vídeo nas Aldeias: projeto que apoia as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais por meio de recursos audiovisuais. Desde então, coordenou a formação de gerações de cineastas indígenas e produziu uma série de 17 documentários sobre os métodos e resultados deste trabalho, que têm sido exibidos por emissoras de TV e festivais de cinema em todo o mundo.

Além da produção em cinema, Carelli dirigiu, roteirizou e produziu a série Índios no Brasil para a TV Escola do Ministério da Educação, uma introdução ao mundo indígena para estudantes. Composta por dez capítulos, a série teve 10 mil cópias distribuídas em escolas públicas e é reprisada há anos pelas redes públicas de TV, atingindo milhões de brasileiros. A coleção de DVDs Cineastas Indígenas, que reúne toda a produção dos cineastas formados pela VNA e conta com um guia didático para professores, foi distribuída gratuitamente para 2.600 escolas de ensino médio e instituições ligadas aos movimentos sociais. Em 1999, Carelli recebeu o Prêmio UNESCO pelo respeito à diversidade cultural e pela busca de relações de paz interétnicas.

Saiba mais sobre o Festival, aqui

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page