Submissão de artigos para II Jornada Benedito Nunes pode ser feita até dia 5 de junho

 

Em sua segunda edição, a Jornada tem como objetivo a discussão do  tema “Amazônia e seu Ecossistema Natural, Educacional, Social e Cultural”,  além do lançamento da primeira edição da revista eletrônica Complexitas do Grupo de Filosofia Temática, vinculado à Faculdade de Filosofia (FAFIL).

 

Para o professor Dr. Sergio Nunes, coordenador do Grupo de Filosofia Temática, o tema da II Jornada Benedito Nunes é interdisciplinar, tendo em vista que o evento “é voltado para todas as áreas do conhecimento: Natural, voltado para as ciências da natureza e suas tecnologias; Educacional, direcionado para o ensino e aprendizagem; Social, versa sobre todas as esferas que compõem a sociedade; e Cultural, abordando valores, produções e costumes de nossa região”.

 

Já a revista Complexitas é um espaço acadêmico de publicação de artigos, entrevistas e ensaios sobre questões na área da Filosofia Ecológica, da Mente, da Tecnologia e Informacional, interdisciplinarmente, com base na Teoria dos Sistemas Complexos e do Pensamento Complexo.

 

Inscrições - O evento tem como público-alvo  estudantes de graduação e pós-graduação de todas as áreas e instituições de ensino. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de junho, enviando nome completo, curso, instituição e e-mail para: jornadabene@gmail.com.

 

Para os interessados em apresentar trabalhos na  II Jornada Benedito Nunes, as propostas devem estar em formato de ensaio, e podem ser encaminhadas até o dia 5 de junho para o e-mail: jornadabene@gmail.com , contendo o título do trabalho, o nome do autor, instituição e o ensaio em anexo. Os ensaios serão avaliados pelos professores  Sergio Nunes, Luiz Eduardo e João Batista e o resultado será divulgado entre os dias 6 e 25 de junho.

 

Programação – No dia 7 de julho às 8 horas, o evento terá, em sua mesa de abertura, Sérgio Nunes, coordenador do Grupo de Filosofia Temática; João Batista Moreira, diretor da FAFIL; Nelson Sousa, diretor do IFCH; Thomas Mitschein, coordenador do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento; Iracilda Sampaio, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação; Fernando Arthur de Freitas Neves, pró-reitor de Extensão; Lauro Frederico da Silveira, professor da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus Marília (SP).

 

Às 9 horas acontece o lançamento da primeira edição da  revista eletrônica Complexitas, logo em seguida, às 10 horas, o professor Lauro Frederico da Silveira ministrará a palestra “Os Sinsignos e Qualisignos e Suas Relações com a Natureza”.  No período da tarde, às 14 horas, os ensaios aprovados serão apresentados.

 

No dia 8 de julho, às 10 horas, acontece a inauguração do Quintal Ecológico, com placa alusiva ao professor Lauro Frederico Barbosa da Silveira. No período vespertino, às 14 horas, os projetos que integram o Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento serão apresentados. A II Jornada Benedito Nunes será encerrada com o sorteio de livros.

Jornada Benedito Nunes - Surgiu em homenagem a um dos fundadores do curso de Filosofia da Universidade Federal do Pará. Benedito Nunes foi professor emérito da UFPA, crítico literário e escritor. Além de suas relevantes contribuições na referida instituição, os trabalhos realizados por ele inspiraram discussões interdisciplinares e reflexões de temáticas variadas. Nesse contexto, o evento tem como característica fomentar debates, discussões e refletir de maneira autônoma sobre questões relacionadas à filosofia e sua interface com as diversas áreas do saber.

Serviço:

II Jornada Benedito Nunes “Amazônia e seu Ecossistema Natural, Educacional, Social e Cultural”

Data: 7 e 8 de julho.

Local: Auditório Setorial Básico (UFPA)

Mais informações: jornadabene@gmail.com.

 

Texto: Lucila Vilar.

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page