Pesquisador do Trópico em Movimento participa do projeto ‘Jovem Empreendedor Rural’ em Juruti

O projeto propõe ao jovem ferramentas para auxiliar, em conjunto com sua família e outros produtores, na tomada de decisões relativas ao planejamento da atividade agrícola.

 

 

 

 

 

Elaborado pela Associação das Famílias da Casa Familiar Rural do Município de Juruti o projeto desenvolve ações que buscam a consolidação da formação para jovens filhos dos produtores da agricultura familiar para gerir, planejar e executar atividades nas áreas de produção agroecológica familiar.

O projeto teve a contribuição de Claudionor Dias, pesquisador do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento (UFPA) e que, atualmente, presta consultoria através do Instituto Vitória-Régia. Claudionor segue em sua abordagem os elementos básicos da estratégia agroecológica desenvolvida pelo Trópico em Movimento.

“A Educação para a qualificação profissional desses jovens oriundos da zona rural é uma necessidade, uma vez que ela amplia horizontes, mostrando o mundo do trabalho como provocador de novas aprendizagens e de geração de renda, o trabalho entendido como promotor de identidade, desenvolvimento e cidadania”, afirmou Claudionor.

Um dos objetivos do projeto jovem técnico empreendedor é reconhecer as especificidades locais regionais, relacionadas à sua área de atuação, contextualizá-las e correlacioná-las à realidade nacional e mundial da produção sustentável de alimentos, atuando como agente de mudança na implementação de sistemas agroecológicos de produção.

Também articula teoria e prática, mobilizando-as de maneira eficiente e eficaz para atender funções de natureza estratégica, ambiental, tecnológica e de sustentabilidade requeridas nos processos de produção de alimentos e a inserção dos produtos nos mercados disponíveis (PNAE e PAA/CONAB), feiras, supermercados, mercadinhos entre outros), através da iniciativa cooperativista.

Espera-se que ao final do projeto, além da ampliação de conhecimentos e vivências nas atividades reais junto às comunidades rurais, os jovens técnicos permaneçam em seus locais de origem, contribuindo para a melhoria das condições de vida do conjunto da população do município.

As ações abrangem comunidades do Batata, Esperança, Bom Que Dói, Araçá Preto e Santa Rita de Cássia (Miri).

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page