Protagonismo e visibilidade são os objetivos do site dos catadores de materiais recicláveis da região metropolitana de Belém

O CataAmazon é um instrumento para que catadores, e suas entidades profissionais, podem se relacionar comercialmente, politicamente e culturalmente com atores do seu meio urbano em um mundo cada vez mais digitalizado

 

Participaram da mesa de abertura do lançamento do site o pró-reitor de extensão, que representou o magnífico reitor Horácio Schneider,  Fernando Arthur Nunes; o coordenador do Grupo de Filosofia Temática (GFT), Sérgio Nunes; o coordenador do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, Thomas Mitschein; a coordenadora de empreendedorismo e economia solidária da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER), Dione Maria Cavalcante de Matos; a representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), presidente da Associação Cidadania para Todos e da Rede Recicla Pará, Maria Trindade  Araújo; e Nádia da Luz Gomes, presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira de Icoaraci (COCAVIP) e da Rede Cata Pará.

 

“O Trópico em Movimento está dando sequencia a um conjunto de trabalhos que criam respostas positivas para a região Amazônica e o lançamento do site é significativo neste contexto. A Universidade tem orgulho dos produtos que está gerando”, afirmou Fernando Arthur Nunes, pró-reitor de extensão.

 

Durante a mesa de lançamento do site, Dione Cavalcante, da SEASTER, falou sobre a parceria do governo do Estado e a Universidade Federal do Pará (UFPA) no  processo de organização e de fortalecimento de catadores e catadoras. “Essa oportunidade que vocês estão tendo de ter um maior contato com o mundo virtual é algo importante, pois a internet é uma ferramenta poderosa de comunicação”, pontuou.

 

Para Nádia da Luz Gomes, presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira de Icoaraci (COCAVIP) e da Rede Cata Pará, a Universidade, através do projeto de incubação, é um espaço de construção coletiva, em que os catadores são protagonistas.

 

A representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Maria Trindade Araújo, destacou a necessidade da categoria trabalhar em grupos organizados. “É fundamental todo mundo estar aqui e ouvir o que temos para oferecer. A importância do ProCatador, para que os catadores autônomos percebam os benefícios de trabalharmos na forma do cooperativismo ou associativismo, neste sentido, o site agrega valor”, comentou.

 

Antes da apresentação do site, o coordenador do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento e do Projeto de Incubação, Thomas Mitschein, falou sobre o Grupo de Trabalho (GT) envolvido na elaboração do Plano de Coleta Seletiva para as entidades de catadoras e catadores de Belém. Este plano apresentará, entre outros itens, o resumo dos custos diretos, a composição dos custos indiretos e dos preços unitários dos resíduos sólidos coletados no bairro da pedreira. No dia 5 de setembro o GT apresentará a proposta ao Ministério Público. 

 

CataAmazon – O site é um produto do Projeto “Incubação para o Fortalecimento de Cooperativas e Associações de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis – em Municípios do Pará”, realizado pelo Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento (UFPA) e foi apresentado pela jornalista Lucila Vilar.

“Inicialmente este espaço virtual incuba dezessete associações e cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis da região metropolitana. Nosso objetivo é adaptar cada vez mais o CataAmazon às necessidades da categoria”, explicou Lucila Vilar.

 

A partir do dia oito de setembro começa o treinamento de seis catadores, que aprenderão a interagir com a plataforma em que o site foi construído e também a construir textos. Essas atividades acontecerão até o final do projeto de incubação, em fevereiro, quando o site passará a ser administrado  apenas pelos catadores.

Acesse e conheça: www.cataamazon.net

Texto: Lucila Vilar.

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page