Trópico em Movimento lança livro “Reflexões Amazônicas”

O Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento lança o livro “Reflexões Amazônicas: Encarando o mundo globalizado a partir da maior floresta tropical do planeta”, organizado pelo professor Dr. Thomas Mitschein e conta com dezesseis artigos que abordam diferentes aspectos amazônicos.

Institucionalizado em 2014 o Trópico em Movimento celebrou no mês de agosto deste ano o seu terceiro aniversário e durante este tempo tem realizado diversos projetos de pesquisa, cursos de formação e debates, envolvendo os mais diferentes parceiros regionais.  Reflexões Amazônicas é um dos resultados do mutirão interinstitucional em torno dos problemas e potencialidades internas de desenvolvimento dos territórios locais/microrregionais da Amazônia.

 “No que diz respeito ao motivo da edição destes textos, publicados, em sua maioria, entre 2010 e 2017, ele deixa se guiar pela esperança de poder facilitar a cooperação e o debate entre os profissionais do Trópico e atores da região que se interessam pelas preocupações e atividades do Programa”, explica Thomas.  

O livro tem a interdisciplinaridade como fio condutor de suas discussões e, a partir da formação dos autores de cada artigo, debate sobre: diversidade sociocultural e ambiental; proteção dos territórios indígenas na Amazônia; agroecologia e associativismo empreendedor; viabilidade econômica da produção familiar; direito à cidade na floresta amazônica; população em situação de rua em Belém; catadora(e)s de resíduos sólidos; os governos municipais, entre outros temas.

Autores – A publicação contou com a colaboração dos seguintes pesquisadores: Breno Imbiriba, Claudionor Lima Dias, Erika Estumano, Fidelis Martins Paixão, Galileu Crovatto Veras, Jadson F.  Chaves, Jardison Barbosa, Lucila Jenille Moraes Vilar, Marcos Ferreira Brabo, Marcus Rhenan Pessoa Vilela , Nazaré Imbiriba, Pedro Saviniano da Costa Miranda, Sergio Nunes, Tadeu O. Gonçalves, Thayson da Silva Reis, Thomas A. Mitschein e Valdemir C. Monteiro.

Tópico em Movimento – É um programa da Universidade Federal do Pará, vinculado ao gabinete da Reitoria, que visa contribuir para o desenvolvimento de sociedades sustentáveis no Trópico Úmido, no meio rural e no urbano, por meio da educação, com base em uma nova iniciativa interdisciplinar e interinstitucional, objetivando o incentivo e viabilização das ações no campo do ensino, aberto à integração entre as instâncias públicas nos níveis municipal, estadual, federal e internacional.

O Programa objetiva promover e fomentar a educação profissionalizante nos níveis Técnico, Tecnológico de Educação Inicial e Continuada e de Especialização, voltados para as realidades e as vocações socioeconômicas, culturais e ambientais locais; promover cursos de especialização em áreas estratégicas; promover a pesquisa e a extensão diretamente integradas ao ensino; promover a integração interinstitucional e interdisciplinar no âmbito da UFPA; prestar assistência técnica e promover a difusão tecnológica; e estabelecer parcerias locais, nacionais e internacionais para o desenvolvimento do Programa.

Para ler o livro acesse aqui. 

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page