Livro sobre legado de Frantz Fanon para o hemisfério Sul será lançado em março

 

 

 

 

 

 

 

 

O Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento lançará no mês de março o livro Os povos colonizados, a via não capitalista ao desenvolvimento industrial e o legado de Frantz Fanon para o hemisfério Sul de autoria do professor Thomas A. Mitschein, e com a apresentação feita por Agenor Sarraf, doutor em História Social pela PUC de São Paulo e professor da UFPA.

O livro está dividido em cinco capítulos que abordam: O contraste entre metrópole e colônia; O proletariado externo do mercado mundial; A revolução bolchevique de 1917 ou a quebra do elo mais frágil da cadeia imperialista; A colonização da natureza interna da classe operária nos centros do mercado mundial; e o Desmoronamento do colonialismo europeu, a maldição do desenvolvimentismo mimético e o legado de Frantz Fanon para o hemisfério Sul. 

A obra é um convite para uma leitura a contrapelo da lógica de mercado que orienta a história mundial, e “explica como os líderes dos países africanos, asiáticos e latinos recém independentes esforçaram-se, inicialmente, para não se alinhar na lógica da Guerra Fria que dividia o mundo. Reivindicaram autonomia para conquistar a modernização administrativa e econômica, no entanto, as lutas internas cujas dimensões técnicas e acadêmicas passavam à margem, e a coalisão entre nacionalismo, desenvolvimentismo e socialismo fizeram acreditar que o desenvolvimento local e a libertação do legado colonial deveriam seguir a razão civilizacional da industrialização ocidental”, afirma Agenor Sarraf.

No mês de março o livro será disponibilizado para download.

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page