Movimento Nacional dos Catadores comemora 15 anos de história

 

 

 

 

No dia 07 de junho o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) completou 15 anos de história, desde a primeira Marcha Nacional com mais de 5 mil catadores e catadoras de materiais recicláveis, em Brasília, tornou catadores e catadoras protagonistas na luta da categoria por  justiça social, ambiental e econômica.


O MNCR tornou-se uma das principais ferramentas da categoria e da sociedade brasileira na luta pela defesa da natureza e pela inclusão social. As lutas pelo fim dos lixões, pelo fim do trabalho infantil, pelo reconhecimento e valorização da categoria ecoaram pelo Brasil, rompendo as fronteiras.


A reciclagem passou a ser mais que a separação dos resíduos, tornando-se revolucionaria na vida da sociedade, sendo uma das principais pautas socioambientais do Brasil, rompendo pesados estigmas e barreiras sociais com força de lei, nas quais o ser humano passou a ser o principal fator em discussão e não apenas os resíduos.


O Movimento defende as lutas pelo reconhecimento da categoria, a gestão integrada dos resíduos, a educação ambiental, coleta seletiva solidária, Redes de cooperativas com vendas conjuntas ou ainda o beneficiamento dos materiais recicláveis lutando, agora, pela Reciclagem Popular, pelo Resíduo Zero.

Liderado pelo protagonismo popular, o MNCR considera que “cada companheiro e companheira têm seu papel fundamental no conjunto das lutas, cada um é um elo importante desta grande corrente nacional, desde a catadora e o catador que estão ainda nos lixões e nas ruas, até aquelas e aqueles que gerenciam cooperativas e Redes de cooperativas, cada tarefa, cada agenda é mais que um trabalho fundamental para a vida de todos e todas”.

Saiba mais sobre o MNCR, acesse: http://www.mncr.org.br/ / https://www.facebook.com/catadores/

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page