Para os brasileiros, os ricos são "os outros", revela pesquisa

Quem tem renda de três salários mínimos está entre os 10% mais ricos, mas 47% da população acha que esse grupo ganha mais de 20 mil reais

por Rodrigo Martins 

Um levantamento sobre a percepção dos brasileiros acerca da desigualdade no País mostra que para muitos brasileiros, os ricos são "os outros".

Quase metade dos entrevistados pela pesquisa Oxfam/Datafolha, estimam que é necessário possuir uma renda mensal de 20 mil reais para figurar no grupo dos 10% mais ricos do Brasil. A percepção acaba por superestimar em 7 vezes a faixa dos mais abastados. No Brasil, basta ter uma renda individual de três salários mínimos, ou 2.811 reais, para integrar o grupo.

Segundo a pesquisa, 67% dos brasileiros acreditam ser necessários mais de 5 mil reais por mês para compor os 10% mais ricos, enquanto 47% estimam 20 mil reais de renda per capita como valor mínimo para integrar a faixa.

A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicío (Pnad), de 2015, revelou que cidadãos com renda individual de mais de 20 mil reais por mês representa apenas 1% da população.

Não é tudo: 19% dos entrevistados acreditam que o recorte dos 10% mais ricos relaciona-se apenas a quem ganha mais de 100 mil reais por mês. Desses, 12% acreditam que a renda mínima individual tenha de ser de 500 mil reais, valor 100 vezes maior que o necessário.

A pesquisa mostra que, quanto maior a faixa de renda, maior é a tendência de os entrevistados superestimarem a renda necessária para ser parte dos 10% mais ricos. 

Apenas 2% dos cidadãos com renda superior a cinco salários mínimos têm noção de que 5 mil reais de renda é o suficiente para integrar os 10% mais ricos. Essa proporção sobe para 20% em relação aos entrevistados cuja renda não passa de um salário mínimo.

Por outro lado, para 68% dos entrevistados com rendas mais altas, o piso mínimo para integrar a faixa seria de 20 mil reais, uma interpretação de apenas 43% dos brasileiros com baixa renda.

A pesquisa “Nós e as Desigualdades”, encomendada pela ONG Oxfam Brasil ao Instituto Datafolha, consultou 2.025 brasileiros de 129 municípios de pequeno, médio e grande portes, incluindo regiões metropolitanas e cidades do interior, em agosto de 2017. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para cima ou para baixo.

Publicada originalmente em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/para-brasileiros-os-ricos-sao-os-outros-revela-pesquisa

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page