Grupo de Estudos em Gerenciamento de Água e Reuso de Efluentes (GESA)

Com o intuito de alavancar o ensino, a pesquisa e extensão no que tange a utilização de recursos hídricos na região amazônica, foi criado no ano ano de 2004 o Grupo de Estudos em Gerenciamento de Água e Reuso de Efluentes, o GESA. Sua missão inicial: criar uma rede de professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. O GESA está ligado a Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental (FAESA) e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), ambos vinculados ao Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará.

 

Grupo de Estudos sobre Populações Indígenas 'Eneida Corrêa de Assis'  (GEPI)

O Grupo de Estudos sobre Populações Indígenas Eneida Corrêa de Assis (GEPI) foi fundado em 2009, vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA), tendo como pesquisadora líder a professora doutora Eneida Corrêa de Assis. O GEPI possui, atualmente, seis linhas de pesquisa: Educação Escolar Indígena;  Educação e Línguas Indígenas; WEB 2.0; Instituições Políticas e Políticas Públicas; Saúde Indígena: Interdisciplinaridade e Políticas Públicas; Índios e Estados Nacionais, Movimento Indígena e Direitos Indígenas.

Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM)

Impulsionado pelo desfio de entender as relações sócio-ambientais na “aldeia amazônica” e pensar alternativas dentro do campo da educação para os principais impasses regionais, surge, em abril de 1998, o Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM). Composto inicialmente pelas professoras Marilena Loureiro da Silva, Maria Ludetana Araújo, Maria Soeli Farias, Maria de Lima Gomes e Luiza Nakayama, todas docentes da Universidade Federal do Pará, o grupo trouxe uma proposta inovadora e pautada na interdisciplinaridade como base para estudos e pesquisas na área de Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável na Amazônia. Ao longo de sua trajetória, o GEAM se preocupou em relacionar a temática da vida social, empreendendo teorias e praticas educacionais a favor deste objetivo. 

Bolsa Amazônia

Criada em Lyon (França), no ano de 1998, por iniciativa do POEMA/UFPA em cooperação com a United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD) o Programa Bolsa Amazônia se constituiu como Organização da Sociedade Civil no ano de 2007 (Pessoa Jurídica), promovendo o aproveitamento sustentável dos recursos naturais da Amazônia, através do estabelecimento de uma rede eficiente de relações econômicas entre pequenos produtores amazônicos organizados e empresas locais, nacionais e internacionais, de responsabilidade ambiental e social, interessados, no uso racional da biodiversidade, conservando-a para as gerações futuras e na superação da pobreza em nível regional.

Grupo de Filosofia Temática

O Grupo de Filosofia Temática (GFT) foi criado no dia 05 de julho de 2013 e desenvolve suas atividades de pesquisa vinculado à Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA). O grupo foi criado visando desenvolver atividades de pesquisa de maneira interdisciplinar, em diálogo constante com as demais ciências, englobando principalmente as seguintes áreas: Filosofia da Mente, Filosofia Informacional e Filosofia Ecológica. O GFT atualmente é constituído por 6 professores, 15 estudantes de graduação e 2 de pós-graduação, além de possuir intercâmbio com professores e profissionais de outras áreas.

Casa Brasil África (UFPA)

A Casa de Estudos Brasil-África (CBA) foi proposta pelo Grupo de Estudos Afro-Amazônico, o primeiro NEAB da UFPA, e criada através da Portaria No 3313/2006, estando vinculada a Pró-Reitoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará (Prointer/UFPA). Atualmente coordenada pelo Prof. Dr. Hilton Pereira da Silva, a CBA tem as seguintes finalidades: Promover o intercâmbio científico, técnico e cultural entre a UFPA e Instituições dos países do Continente Africano; Apoiar e estimular atividades que visem ao desenvolvimento da cooperação mútua Brasil-Continente africano; Difundir a língua portuguesa e a cultura brasileira nos países africanos e as culturas africanas no Brasil; Apoiar os estudantes africanos em suas atividades acadêmicas e culturais na UFPA.

Espaço Cultural Nossa Biblioteca

O ECNB é um espaço de incentivo a leitura e a busca pelo conhecimento, localizado no Guamá há 35 anos construindo um bairro de leitores. O ECNB oferece oportunidades de vivências literárias, sobretudo para estudantes de escolas públicas. A entidade promove, também, atividades como rodas de diálogo, círculos de leitura, dança, teatro, música e sessões de cinema por meio do Projeto Cine Guamá, com exibição de filmes que têm como foco a discussão sobre cidadania.

IFPA – Campus Abaetetuba

O IFPA Campus Abaetetuba passou a ser assim denominado a partir da criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia por meio da LEI Nº 11.892, de 2008. Dentre os motivos que levaram à implantação do IFPA, no município de Abaetetuba, podemos destacar: a intenção do Governo Federal na expansão da oferta de vagas para o segmento da Educação Profissional; o grande interesse manifestado pela comunidade da região do Baixo Tocantins; a necessidade de formação de profissional que atendesse à demanda do setor produtivo da região, apoiando a economia e buscando, em conjunto o desenvolvimento socioeconômico, local e regional.

Programa Conexão de Saberes

O Programa Conexões de Saberes: diálogo entre a universidade e as comunidades populares foi criado por iniciativa do Ministério da Educação - MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - Secadi, em cumprimento às suas atribuições de responder pela formulação de políticas públicas de valorização da diversidade e promoção da equidade na educação , auxiliando a permanência de jovens das comunidades populares na universidade. 

https://conexoesdesaberesufpa.blogspot.com/p/inicio.html

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page