O Espaço Cultural Nossa Biblioteca é o mais novo parceiro da Universidade Federal do Pará na promoção e no fomento à educação profissionalizante nos níveis técnico, tecnológico de educação inicial e continuada e de especialização no bairro Guamá. A iniciativa integra um dos objetivos do Programa Trópico em Movimento da UFPA, criado como forma de contribuir para o desenvolvimento de sociedades sustentáveis no Trópico Úmido por meio da educação, nos meios rural e urbano. O Termo de Cooperação Técnica que estabelece a parceria foi assinado nesta quinta-feira, dia 3, pelo reitor da UFPA Carlos Maneschy, pelo coordenador do Programa, professor Thomas Mitschein, e pelo coordenador do ECNB, Raimundo de Oliveira.

A cerimônia de assinatura contou, ainda, com a presença de crianças e adolescentes atendidos pelo Espaço Cultural Nossa Biblioteca, o qual propõe oferecer oportunidades de vivências literárias, sobretudo para estudantes de escolas públicas do bairro Guamá. A entidade promove, também, atividades como rodas de diálogo, círculos de leitura, dança, teatro, música e sessões de cinema por meio do Projeto Cine Guamá, com exibição de filmes que têm como foco a discussão sobre cidadania.

 

Aprendizado mútuo - Para o professor Thomas Mitschein, as ações de cooperação irão ocorrer baseado no conhecimento e no aprendizado mútuo entre Universidade e ECNB. “Em primeiro lugar, vamos iniciar um diálogo para aprendermos um com o outro, conhecermos a visão de mundo de cada um. A partir disso, iremos desenvolver, em conjunto, ações que visem, por exemplo, ao ensino profissionalizante de jovens que, ao terminarem o ensino médio, necessitam de preparação para entrar no mercado de trabalho.”

 

Segundo o professor, outra ação prevista na cooperação técnica, que deve iniciar em abril deste ano, é introduzir a noção de agricultura urbana no âmbito da comunidade do Guamá. “O Programa Trópico em Movimento tem uma linha de trabalho bem definida do ponto de vista agronômico, mas isso tem que ser discutido com os representantes do ECBN, porque nós não apresentamos receitas prontas, queremos que os projetos sejam construídos em conjunto”, pontuou.

 

O coordenador do ECNB, Raimundo de Oliveira, acredita que o convênio com a Universidade dará uma nova perspectiva de melhoria aos moradores do bairro.

“A ideia dessa parceria é trocar experiências. A UFPA tem uma incubadora de empresas que pode nos ajudar a dialogar com outros moradores que não têm visão de como desenvolver seu negócio; pode ainda nos ajudar criando uma Especialização em Tecnologia de Leitura, por meio do curso de Biblioteconomia. Enfim, são diversas formas por que podemos trabalhar”, disse.

 

Bairro de leitores - "Nós queremos construir um bairro de leitores e acreditamos que a Universidade tem um papel fundamental neste processo, porque ela tem estrutura, tecnologia e conhecimento. É essa sabedoria que existe aqui dentro da Universidade que nós queremos comungar.”, complementou Raimundo de Oliveira.

 

Atividades do ECNB - Criado em 1978, o ECNB possui, atualmente, cerca de 8 mil livros, a maioria de literatura infantojuvenil. Grande parte do acervo é formado por doações; e o restante por aquisições. Além do incentivo à leitura, o espaço promove diversas atividades socioculturais, como oficinas de dança, literatura, teatro, entre outras, bem como atividades desportivas, como futsal, natação, capoeira, futebol de salão e ioga, algumas em parceria com o Centro de Referencia em Assistência Social (CRAS) do bairro Guamá.

 

Serviço
O Espaço Cultural Nossa Biblioteca fica na Travessa 25 de junho, 214 - Guamá - Telefone: 55 (91) 3249-5270 CEP: 66 075 513

E-mail: ecnbiblioteca@gmail.com. 

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Isaac Vinagre

 

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page