Projeto de incubação faz parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)

 

 

 

Na última segunda-feira, 4 de julho, a equipe do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento (UFPA) reuniu com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Durante a reunião, Claudionor Dias, pesquisador do Programa Trópico em Movimento, apresentou o projeto de incubação “Fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis – em municípios do Pará”.

“Na aplicação do diagnóstico percebemos que os grupos não têm clareza se serão cooperativas ou associações, neste sentido considero importante alinharmos nossos trabalhos, para que no processo de capacitação a UFPA e a OCB possam caminhar juntas”, pontuou Claudionor.

Júnior Serra, superintendente da Federação dos Sindicatos e Organizações das Cooperativas dos Estados da Região Norte (FECOOP/NORTE) e Vanderlande Rodrigues, analista de monitoramento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), ambos da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) demonstraram interesse em contribuir para o projeto de incubação.

“O grande problema é que as pessoas acham que sabem tudo de cooperativismo, o catador já está meio saturado, cada um tem a sua forma de pensar. Estou muito feliz em ver a UFPA aqui e a OCB gostaria de contribuir no processo de incubação”, afirmou Júnior Serra, superintendente da Fecoop/Norte.

O Programa Trópico em Movimento e a OCB comprometeram-se em criar um plano de trabalho que pretende gerar sinergia para melhorar a realidade social dos catadores de resíduos sólidos da região metropolitana de Belém.

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) - É o órgão máximo de representação das cooperativas no país. Foi criada em 1969, durante o IV Congresso Brasileiro de Cooperativismo. A entidade veio substituir a Associação Brasileira de Cooperativas (ABCOOP) e a União Nacional de Cooperativas (UNASCO). A unificação foi uma decisão das próprias cooperativas.

Entre suas atribuições, a OCB é responsável pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista, em todas as instâncias políticas e institucionais. É de sua responsabilidade também a preservação e o aprimoramento desse sistema, o incentivo e a orientação das sociedades cooperativas.

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) é integrante do Sistema Cooperativista Nacional. Foi criado pela Medida Provisória nº 1.715, de 3 de setembro de 1998, e suas reedições, regulamentado pelo Decreto nº 3.017, de 6 de abril de 1999.

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page