Projeto de incubação realiza ação em Associação de Moradores no Aurá

A equipe técnica do projeto “Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis  em municípios do Pará”, do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento (PITM) realizou atividade junto à Associação de Moradores da Moara e Jerusalém (Asmoj) do bairro do Aurá , em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, no ultimo sábado, 2, o centro comunitário da Asmoj .

A reunião serviu para articular a fundação da constituição da cooperativa de catadores do Aurá e como iniciativa, em decorrência do Termo de Cooperação Técnica e Financeira (TCTF) entre a Universidade Federal do Pará e a Secretaria Municipal de Saneamento de Belém (Sesan).

Foram feitos dois encaminhamentos dentro dessa atividade. O primeiro foi identificar o número de catadores para a realização do "Projeto de monitoramento e acompanhamento da gestão da unidade de triagem e reciclagem do Aurá", resultado do TCTF entre a Universidade e  a Sesan e a resolução da criação de uma única cooperativa de catadores no bairro.

Foi criada também a comissão  de representantes de catadores com a Asmoj, estabelecendo 5 pessoas para a representação da associação.

Estavam presentes na reunião além dos técnicos do PITM/UFPA, o coordenado do Prgrama Thomas Mitschein; o Secretário de Urbanismo de Ananindeua (SEURB), Ruy Begot; Representantes do CRAS de Ananindeua e Belém; e o coordenador da Coleta Seletiva da Sesan, Wladimir Varela.

Durante a ação ainda foi feita a entrega de carteiras doadas pela UFPA à Asmoj e também a entrega de cestas natalinas para os moradores doadas pelo Programa Trópico em Movimento.

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page