Projeto de Incubação articula ações em Bragança

 

Nos dias 14 e 15 de julho equipe do Projeto de Incubação esteve em Bragança e realizou uma agenda de visitas e atividades

A sexta-feira, dia 14, começou com reunião entre o Projeto e o grupo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da cidade, em seguida, a representante do Movimento Nacional do Catadores (MNCR) e presidente da Rede Recicla Pará, Maria Trindade, visitou a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis dos Caetés (COOMARCA) e falou sobre o projeto e em cursos de capacitação para os catadores.

No período da tarde, a equipe reuniu com Dom Jesus Maria, bispo de Bragança e apresentou o Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, o Projeto de Incubação e uma proposta de parceria no fortalecimento da COOMARCA e Associação de Catadores de Bragança.

 

Em seguida, aconteceu reunião com o Secretario de Meio Ambiente da cidade, Lauro Silva Cordeiro, a pauta foi uma possível parceira da prefeitura no processo de empoderamento dos catadores.

 

“Temos como um desafio criar mecanismos para garantir o apoio do poder público às atividades de coleta, triagem e comercialização para os sócios da COOMARCA”, afirmou Claudionor Dias, coordenador adjunto do Projeto de Incubação.

 

No sábado, dia 15, a equipe reuniu com cooperados da COOMARCA para avaliar quais documentos estão pendentes e visitou o Lixão de Bragança. As atividades foram encerradas com uma aula de sensibilização com os catadores que desejam formar a Associação de Catadores de Bragança, o objetivo foi informar os passos necessários para a constituição de uma Associação.

 

A equipe do Projeto de Incubação que participou dessas atividades foi formada por Claudionor Dias, Luciano Louzada, Wallacy Gomes, Andréa Nascimento e Maria Trindade.

 

Contextualização - O município de Bragança está distante 210 km da capital do estado do Pará, Belém; faz limite ao norte com o Oceano Atlântico; possui 2.091,919 Km² de extensão territorial e registrou uma população de 113.227 habitantes em 2010, com uma densidade populacional de 54,13 hab/Km² e cerca de 60% dos habitantes deste município residem em área urbana (Figura 4).

 

Bragança é uma cidade de colonização antiga, sua formação histórica data por volta de 1613, na marcha em direção à conquista do território amazônico. Atualmente a cidade é um polo pesqueiro regional e a indústria da pesca se expandiu gradativamente, sendo a base de sua economia.

 

No município, um grupo de catadores que exerciam sua atividade no território-lixão, conhecido como lixão do Marrocos, iniciou um processo de organização que culminou na criação de uma cooperativa e na organização da coleta seletiva dos materiais recicláveis na cidade. A cooperativa está localizada na Rodovia Dom Elizeu, Km 1, no bairro do Alto Paraíso.

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page