Projeto de Incubação do PITM faz reunião com MPPA, Prefeitura de Benevides e empresa local

A equipe técnica do projeto “Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis em municípios do Pará” do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento (PITM), representante da empresa Micos, do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e da Prefeitura Municipal de Benevides (PMB) reuniram na última quinta-feira, 30, para acompanhar a implantação das disposições contidas na lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) no município.

A reunião ocorreu na sede do MPPA de Benevides com o objetivo de apresentar as diretrizes básicas do projeto Incubação à promotora de justiça de Benevides, Regiane Brito Ozanan, para que as ações do projeto possam ser desenvolvidas em parceria com o MP de Benevides.

Outro ponto também discutido na reunião foi a possibilidade de implementação de um curso de capacitação para gestores públicos e sociedade civil organizada, a partir de cooperação entre a PMB e a UFPA (Trópico em Movimento).

A representante da Micos, empresa local de gêneros alimentícios, Sarah Ribeiro, esteve presente para discutir futuros apoios à Cooperativa de Catadores de Benevides (RECICLABEN).

Na ocasião a promotora de justiça falou sobre as ações do MP referentes à gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no município, envolvendo desde a situação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) até a escolha de possíveis áreas para implantação de aterro sanitário e encerramento do atual lixão, com inclusão socioeconômica dos catadores e catadoras de materiais recicláveis.

Representantes da Secretaria Municipal de Defesa Social, Transporte e Trânsito (SEMDESTRAN) de Benevides demonstraram interesse em apoiar qualquer ação positiva que resulte no desenvolvimento do município.

Outra reunião foi marcada  para dar continuidade às ações debatidas. Para isso serão convidadas todas as secretarias municipais de Benevides para realização de um planejamento integrado entre MPPA, UFPA e PMB.

A equipe do Trópico em Movimento falou sobre como o projeto de Incubação vem desenvolvendo trabalhos nos municípios paraenses que atua e como estavam as ações do projeto em Benevides. Também trataram sobre a importância de um plano de saneamento básico no município para a captação de recursos futuros e planejamento estratégico. Explicaram ainda sobre as intenções de ampliação da coleta eletiva porta a porta no município e o aperfeiçoamento do gerenciamento dos resíduos nas cooperativas.

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page