Sala de visitas: o lulismo à luz da crise política atual

Luis Nassif recebe os cientistas políticos André Singer e Adrian Lavalle e, ainda, a cantora Joana Garfunkel

Clique na imagem abaixo para assistir a entrevista:

Jornal GGN – Nesta edição do programa Na sala de visitas com Luis Nassif, você acompanha no primeiro bloco uma entrevista com o jornalista, hoje colunista da Folha de S.Paulo e professor da USP, André Singer, que também se consolidou nos últimos tempos como um dos principais cientistas políticos do país, autor de Os sentidos do lulismo que, apesar de ter sido lançado em 2012, já é considerado um clássico na academia.

 

Singer avalia o que deu errado no processo de integração lulista e os rumos que a crise política poderá tomar nos próximos meses. No final da entrevista, o professor relembra a importância do sociólogo Antonio Candido de Mello e Souza, falecido recentemente, para a sua formação e a de seu pai, Paul Singer.

 

Em seguida Nassif entrevista, por Skype, o professor do Departamento de Ciências Políticas da FFLCH-USP e coordenador do Núcleo de Pesquisa Democracia e Ação Coletiva do CEBRAP, Adrian Lavalle para avaliar o divórcio entre a população e a classe política, os vícios da estrutura partidária no país e a clivagem de natureza ideológica que se consolidou no cenário político brasileiro nos últimos anos, dividindo o país entre petismo e antipetismo.

 

"Houve toda uma construção simbólica de que as mazelas do país, basicamente, existiriam pelas más gestões do PT, e que a expressão mais nítida disso era o grau de corrupção ao qual o PT tinha levado o país". Porém o que a sociedade brasileira veio a perceber, depois da queda de Dilma, é que de fato os problemas de corrupção são endêmicos no sistema político, consolidando uma crise que atinge todo o sistema partidário.

 

*As entrevistas com André Singer e Adrian Lavalle foram realizadas antes do recente escândalo envolvendo Temer e o senador Aécio Neves.

 

Por fim, no último bloco, Nassif recebe a cantora Joana Garfunkel acompanhada do violão de Ítalo Peron apresentando os trabalhos do CD Curruira, realizado com a produção artística de Swami Jr e com músicas de Chico Buarque, Tavinho Moura, Chico Cesar, Edu Lobo entre outros nomes de peso, incluindo seu pai Jean Garfunkel.

Publicado originalmente no site: http://jornalggn.com.br/noticia/sala-de-visitas-o-lulismo-a-luz-da-crise-politica-atual

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page