Seminário em São Miguel do Guamá debate sustentabilidade no município.

Nos dias 21 a 23 de Junho foi realizado em São Miguel do Guamá o Seminário “Agenda Proposital Ambiental Sustentável”, por iniciativa da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, presidida pelo vereador Júnior Lira, como parte integrante da programação alusiva à Semana do Meio Ambiente. O objetivo foi debater e encontrar alternativas para promoção do desenvolvimento sustentável no Município.

 

O Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento esteve presente na programação, no dia 22 de Junho, com participação do pesquisador associado Prof. Fidelis Paixão, que falou sobre “Os Desafios da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos nos Municípios” e fez uma abordagem sobre o ciclo da produção e do consumo no atual modelo de desenvolvimento, e a necessidade de criar novos padrões sustentáveis. Segundo Fidelis “o município pode ser um espaço privilegiado para essa inovação, já que enfrenta o desafio de manter a limpeza pública e promover a destinação final dos resíduos. Além disso, há o envolvimento de todos os setores da sociedade, que pode inclusive obter retorno financeiro com a coleta seletiva devidamente organizada.”, disse.

 

A catadora Maria Trindade, coordenadora da Rede Recicla Pará, que reúne associações e cooperativas de catadores em processo de incubação pelo Programa Trópico em Movimento, também esteve presente no evento, e afirmou a importância de promover a inclusão social dos catadores do Município para uma gestão de fato sustentável.

 

Na ocasião, ela também reivindicou que a Câmara de Vereadores, junto com a Prefeitura, destine um galpão para a Associação dos Catadores do Município receber os equipamentos de triagem que já estão previstos para doação pela Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, através do Programa CATAFORTE III, do Governo Federal, e que está parado por falta do galpão. Caso essa pendência não seja resolvida até Dezembro deste ano, o Município perderá os equipamentos. O vereador Junior Lira, junto com os demais componentes da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, assumiram o compromisso em viabilizar antes do final do prazo a estrutura do Galpão, junto à administração pública municipal.

 

No dia 22 de Junho, a Profa. Dra. Maria Ludetana Araújo, integrante do Conselho Gestor do Programa Trópico em Movimento foi convidada a falar sobre a implantação das Escolas Sustentáveis no Município, tendo sido agraciada com a outorga da Comenda “Ordem do Mérito Ambiental”, pela Câmara de Vereadores.

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page