Estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental defende TCC em gestão de resíduos sólidos

A estudante da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Pará (Faesa/UFPA), Aline Azevedo Andrade, defendeu na tarde desta quarta-feira, 16, seu Trabalho de Conclusão de Curso, com tema “O gerenciamento de resíduos sólidos recicláveis da Associação dos Recicladores das Águas Lindas (ARAL)-Belém-PA”. A defesa ocorreu no Laboratório da Engenharia Sanitária e Ambiental.

Com orientação da professora doutora Risete Maria Queiroz Leão Braga e coorientação do engenheiro sanitarista e ambiental do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, Luciano Louzada, o trabalho avalia o processo de gerenciamento dos resíduos sólidos recicláveis realizados pelos catadores da Associação dos Recicladores das Águas Lindas (ARAL), localizada no município de Belém-PA, bem como a inclusão social e produtiva desses associados.

A Banca foi composta pelo sociólogo Dr. Thomas Mitschein do Programa Trópico em Movimento e a mestre em Geofísica, Maria de Valdívia Costa Norat.

De acordo com Aline, cada associação de recicladores possui uma forma de organização e o seu trabalho  foi o primeiro a acompanhar todas as etapas do gerenciamento da Associação dos Recicladores das Águas Lindas, desde a coleta até a comercialização dos materiais. "Nesse trabalho foi possível verificar os principais problemas que a associação apresenta dentro do processo de organização interna", diz a estudante, acrescentando que buscou refletir de que forma a sua pesquisa poderia ajudar a tornar o empreendimento ainda melhor. 
 

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page