Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento comemora três anos de existência

O Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento realizou uma cerimônia na manha desta terça-feira, 05, em comemoração aos seus três anos de existência.  Com uma vasta publicação de pesquisas no desenvolvimento socioeconômico na Amazônia, o programa mantém o olhar não apenas interdisciplinar, mas também transdisciplinar com o fim de aproximar a sociedade aos conhecimentos desenvolvidos e produzidos na Universidade.

A comemoração foi entre colaboradores, amigos e parceiros em um harmonioso café da manhã com toda a equipe do Programa Trópico em movimento: o conselho gestor, equipe técnica, equipe administrativa, equipe técnica discente, as equipe do Grupo de Estudos em educação, Cultura e meio Ambiente (GEAM), do Grupo de Estudos Sobre Populações Indígenas (GEPI) e do Grupo de Estudos de Filosofia Temática (GFT).

 Dentre os parceiros do Programa Trópico em Movimento estiveram membros e representantes de prefeituras do Pará: prefeito de Santarém Novo, representante da Prefeita de Curralinho e o secretário de Meio Ambiente de Curralinho, representante do Prefeito de Oeiras do Pará, secretário de meio ambiente de Benevides, a representante das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis de Santarém, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Rômulo Angélica, o Prof. Dr. Carlos Maneschy, o Prof. Dr. Sergio Nunes, diretor da Faculdade de Filosofia, o Prof. Dr. José Benatti, diretor do Instituto de Ciências Jurídicas, e o diretor do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA, Professor Dr. Sergio Moraes.

O coordenador do Programa Trópico em Movimento, Prof. Dr. Thomas A. Mitschein fez a abertura do café da manhã de maneira bem descontraída e alegre acenando para os desafios vencidos nestes três primeiros anos. Elencou as novas propostas de trabalho do Trópico em Movimento para o desenvolvimento na área de resíduos sólidos com intenções de abertura para com os 144 municípios do estado do Pará.

Iniciou-se com a assinatura de termos de cooperação com municípios de Curralinho, Oeiras do Pará e Santarém Novo, no qual o Trópico em Movimento se compromete a estar em parceria técnica para o desenvolvimento sócio ambiental dos municípios, bem como a otimização da Alimentação Escolar através da Agricultura Familiar nas escolas dos Municípios. Ressalta-se a nova série de livros do Programa Trópico em Movimento que será publicada em breve com os resultados dos trabalhos dos pesquisadores do programa.

Marcando presença na comemoração o Prof. Dr. Maneschy lembrou com carinho que em 2014, quando exercia o cargo de reitor da UFPa, assinou a portaria 3578/2014 que autorizou o funcionamento do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, e enfatizou a dinâmica da velocidade do tempo e de tantos projetos e publicações alcançados pelo programa em pouco tempo. O professor ainda falou sobre a importância da transdisciplinaridade e interdisciplinaridade do Programa, que enquanto Universidade federal do Pará, tem a capacidade e a competência de discutir temas importantes, que estão na fronteira do tempo, compondo conceitos como o de sustentabilidade para além dos limites acadêmicos, ou seja, com o fim pragmático da educação para a região Amazônica. O professor deu destaque ainda à confiança, credibilidade e ao talento da equipe do Tropico em Movimento, e fundamentalmente o coordenador Thomas A. Mitschein.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rômulo Angélica, que representou o reitor Emmanuel Tourinho, falou da importância dos pesquisadores e dos Programas de Pós-graduação da UFPA terem diálogos entre si como ponto fundamental no desenvolvimento da pesquisa cientifica na Amazônia, considerando o trabalho da academia como o meio para atingir o desenvolvimento socioeconômico na região e apontou o programa Tropico em Movimento como importante difusor de conhecimento interdisciplinar e transdisciplinar.

A manhã encerrou com a fala da representante da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Santarém que ressaltou a importância da participação da Universidade, em especial o “Projeto Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis – em municípios do Pará” na inclusão social de catadores, que junto ao poder público viabiliza a concretização de direitos pelas populações.

*Andréa Nascimento 

(Discente Curso de Direito-UFPa.

Bolsista Programa Trópico em Movimento.)

Foto: 

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page