Trópico em Movimento participa de I Seminário sobre Meio Ambiente do GEMAS

Hoje, 07 de Junho, pela manhã, aconteceu o “I Seminário Sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém: Diálogo com os Catadores”, organizado pelo Grupo de Estudos do Meio Ambiente e Sustentabilidade – GEMAS, da Faculdade de Ciências Econômicas – UFPA. O evento teve mesa de abertura, relatos de experiências e um encerramento com encaminhamentos gerais para formação de um sistema integrado de coleta seletiva entre órgãos públicos federais.

Esteve presente no evento o Prof Thomas Mitschein, coordenador do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, que falou na mesa de abertura sobre a inserção dos catadores “e o diálogo produtivo entre cooperativas, esferas municipal e estadual e o setor privado. Há muitos problemas a serem apontados, mas também alternativas e saídas. Os resíduos sólidos são um problema e uma oportunidade principalmente na geração de emprego e renda para a população de baixa renda”, disse.

Também participou com relatos de experiência a catadora Maria Trindade, presidente da rede Recicla Pará, que falou com propriedade da vivência e militância sobre a atual conjuntura dos catadores no Estado. A rede faz parte do “Projeto Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis – em municípios do Pará”, do Programa Trópico em Movimento.

Também participaram da mesa de abertura a Prof Dra. Vanusa Santos, coordenadora do GEMAS/UFPA, o pró-reitor de pesquisa, Rômulo Simões Angélica, e o diretor diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, carlos Alberto Batista Maciel.

Texto: Flávia Cortez

Trópico em Movimento © 2016 - 2019.

Campus UFPA - Rua Augusto Corrêa, 01 - Casa do Poema,

Bairro Guamá, 66075-110, Belém, Brasil

(091) 3201-7700

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page